gesta-mp [logotipo]

GESTA-MP

Grupo de Estudos Sociais, Tiflológicos e Associativos

Breves

2004: ANO IBERO-AMERICANO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

A XII Cimeira Ibero-Americana de Chefes de Estado, que nos passados dias 14 e 15 de Novembro decorreu em Santa Cruz de la Sierra (Bolívia), proclamou 2004 "Ano Ibero-Americano das Pessoas com Deficiência". Por proposta espanhola, os dois Estados ibéricos prolongarão, assim, por mais um ano (ver-se-á em que moldes) a temática do último "Ano Europeu".

ACAPO FORA DA FPDD

Carlos Iglésias, representante da ACAPO na Direcção da Federação Portuguesa de Desporto para Deficientes (FPDD), apresentou, em finais de Outubro último, a sua renúncia ao cargo de Vice-Presidente daquela Federação, alegando falta de consideração por parte dos restantes membros da Direcção (e em especial do respectivo Presidente), quanto ao trabalho efectuado pela ACAPO. Todavia, fontes da FPDD asseguram que o acto de Carlos Iglésias é uma "simples cortina de fumo", uma vez que, antes mesmo da sua renúncia, o Representante da ACAPO teria já sido informado, por carta do Presidente da FPDD, de que havia perdido o mandato para que fora eleito, por ter excedido o número de faltas permitidas às reuniões.

RUPTURA ASSOCIATIVA

No passado dia 3 de Novembro, renunciou ao seu cargo o Presidente do Conselho Fiscal da ACAPO, José Esteves Correia. Fontes próximas do ex-Presidente asseveram que as razões por ele avançadas para tal atitude residem na ausência de capacidade de decisão da Direcção Nacional no tocante às grandes políticas de gestão e à incapacidade de intervenção evidenciada por este órgão quando é posta em causa a dignidade de Dirigentes, Associados e Funcionários da Instituição. Relembre-se que esta renúncia do Presidente do CF, que é facto inédito na Instituição, acontece somente dois meses após a tomada de idêntica atitude por parte da Direcção Regional do Norte, então justificada pelos seus membros com razões de natureza semelhante.

"CIDADE NUA" TEATRO E DANÇA CONTEMPORÂNEA COM CEGOS

No próximo dia 1 de Abril, Coimbra irá acolher a estreia de um inovador projecto que dá uma visão diferente da cegueira. "Cidade nua" é um espectáculo que reúne o teatro, a música, a escrita e a dança contemporânea em volta da temática da visão, da cidade, da memória e da nudez. O espectáculo baseia-se no livro "Ensaio sobre a cegueira", de José Saramago, mas não segue a narrativa da obra literária, optando antes por retirar momentos e ideias que em palco darão origem a novos conceitos. Entre os intervenientes nesta representação estarão três cegos totais. O projecto é da responsabilidade da Associação VoArte, que já organizou diversos eventos de dança contemporânea, tanto em salas próprias como ao ar livre. A encenação estará a cargo de Ana Rita Barata.

SURDOCEGUEIRA EM CONGRESSO NA INTERNET

No próximo mês de Abril, as diversas problemáticas relacionadas com a surdocegueira vão estar em debate na Internet. O I Congresso Virtual sobre Surdocegueira tem lugar de 1 a 30 de Abril, via Internet, pretendendo chamar a atenção dos interessados para informaçõess, investigações, experiências, projectos e problemas sentidos pelos surdocegos, pretendendo-se ainda que funcione como catalizador para a criação de novas infra-estruturas e organizações específicas, e que possa proporcionar o fim do isolamento para os surdocegos e pessoas que lhes sejam próximas. Todas as informações, em espanhol, podem ser obtidas na Internet, em www.sordoceguera.com/Icongreso.htm.

Internet Da Silva

Já está disponível o primeiro avaliador de acessibilidade para páginas de Internet escritas em português. Chama-se DaSilva, e permite testar qualquer site construído em português quanto ao cumprimento das regras de acessibilidade internacionalmente estabelecidas. O DaSilva está na Internet, em  www1.acessobrasil.org.br/dasilva/dasilva.html. O endereço pode ser complicado, mas bem mais simples é começarmos todos a produzir páginas de Internet facilmente utilizáveis por todos.

[ir topo]

Última actualização efectuada em 13 Março 2004
Webmaster: gesta@gesta.org.