gesta-mp [logotipo]

GESTA-MP

Grupo de Estudos Sociais, Tiflológicos e Associativos

Olhar pela janela

A MÚSICA PORTUGUESA NA INTERNET

Por Rodrigo Santos

Muito se tem falado nestes últimos tempos sobre o papel que a música tem em Portugal, particularmente aquela que é produzida dentro das nossas fronteiras. Muitos são da opinião de que a música portuguesa está pelas ruas da amargura, e que ninguém a apoia, mas afinal ela até tem grande divulgação na Internet. Fomos visitar três sítios na Internet de outros tantos nomes bem conhecidos do panorama musical português, trazendo agora aqui o que lá encontrámos.

O "site" do "Momento" - Eis-nos prestes a entrar na casa de Pedro Abrunhosa na Internet. Enquanto "batemos à porta", reflectimos na história do músico. Controverso como sempre, Abrunhosa surge nos discos em 1994, com o álbum "Viagens". A música traz sobretudo influências de jazz e soul, estilos que, de resto, estarão sempre presentes nos temas que irá compondo. Na altura, Pedro Abrunhosa tornou-se nome sempre presente nas conversas de café, sobretudo pela sua assumida e controversa atitude política anti-cavaquista. Acima de tudo, Pedro Abrunhosa interpretava o sentimento de descontentamento da população jovem (e até de alguma menos jovem). Sem barreiras de linguagem que o detivessem, o músico promoveu até à exaustão, o seu estilo. Até hoje já lançou 4 discos de estúdio e um registo ao vivo.

Entramos no sítio web de Pedro Abrunhosa, uma página que, do ponto de vista da acessibilidade, nos parece bastante simples de entender. Sempre com uma moldura de ligações a vários serviços do portal Oninet, lá dentro podemos encontrar várias secções.

Em "Palco" e "Momento", ficamos a conhecer melhor os dois últimos discos de Abrunhosa, podendo até ver as letras das músicas de "Momento" e ouvir excertos de cada um dos temas dos dois discos. Os clientes do serviço de Internet da Oni são aqui privilegiados, tendo direito a ouvir na íntegra algumas das faixas do novo álbum ao vivo, "Palco".

No "site" encontramos ainda uma secção dedicada a toda a discografia do cantor, vídeos e fotografias (especialmente relacionadas com os dois últimos discos), uma secção de fóruns, onde podemos dizer o que pensamos de vários aspectos e feitos do músico, ou até um chat, para conversar em tempo real com outros visitantes do site. Há ainda um espaço com recortes de imprensa, artigos e entrevistas. No final, temos uma ligação à página de contactos do cantor.

Pedro Abrunhosa está na Internet, e aguarda a sua visita em www.abrunhosa.oninet.pt/ .

O melhor do rock Português na Internet. - Sobre os Xutos & Pontapés, já muito se disse e escreveu, e gostemos ou não, esta é a banda emblemática por excelência do rock português. Fiéis às suas raízes desde o final dos anos 70, os Xutos continuam a arrastar multidões com o seu rock puro e apelativo. Há quem diga que o melhor da música portuguesa se faz no Norte do país, mas se é bem verdade que é dessa região que vêm muitos dos fenómenos de referência do nosso panorama musical, não deixamos também de registar a longevidade e constância desta banda da margem Sul do Tejo.

Na ciber-morada dos Xutos & Pontapés, encontramos vários motivos que justificam plenamente a sua visita. Sempre actualizadas, temos todas as notícias numa secção própria. Depois, temos uma secção dedicada á já longa história da banda, que contém uma cronologia dos 25 anos de vida e vários textos, detalhando cada fase da sua carreira. Cada fase está ainda profusamente ilustrada com fotografias.

Na secção dedicada à discografia está reunido todo o trabalho discográfico dos Xutos, tanto em termos de álbuns como de singles e até participação em outras colectâneas. Há também uma cronologia, que apresenta, ano a ano, o que o grupo foi lançando.

O sítio web dos Xutos tem ainda uma secção, intitulada "Comunidade"; onde estão fóruns, um chat para conversas instantâneas com outros frequentadores da página, um weblog, espaço onde os memebros da banda vão deixando as suas mensagens, e ainda uma outra secção com extras, onde podemos puxar para o nosso computador protectores de ecrã e imagens de fundo alusivas ao grupo.

A terminar, damos ainda relevo, nesta ciber-visita aos Xutos & Pontapés, às secções de multimedia, à loja virtual e ao espaço dedicado ao clube oficial de fãs da banda, o Clube X.

O site tem ainda um mapa, para encontrar rapidamente o que procura, uma função de pesquisa interna e a habitual página de contactos.

DO ponto de vista do design, nalguns locais sentimo-nos um pouco perdidos, se usarmos leitores de ecrã. Mas com alguma paciência e experiência, e até com uma maior atenção às regras estabelecidas para acessibilidade de páginas web, tudo se poderá vir a compor.

Os Xutos & Pontapés estão na Internet, em www.xutos.pt.

35 anos depois, ei-lo na Internet. - Foi já no longínquo ano de 1969, no programa Zip-Zip, que Pedro Barroso se deu a conhecer a Portugal. Então um jovem, o músico nem sabia a carreira que tinha pela frente. Agora é tempo de comemorar esses 35 anos de sucessos de um cantor que, como alguém disse, consegue ser intelectual sem ser chato e popular sem ser populista. Retirado dos grandes centros urbanos, é da terra, da mulher e da Pátria que Pedro Barroso bebe a energia de que se alimentam os seus discos, concertos e até livros.

No seu cantinho da Internet, Pedro Barroso apresenta uma página bastante arejada, disponível em português, inglês e francês. Logo ao entrar, o início instrumental de "Menina dos Olhos D'Água" dá o mote para a visita.

Ao explorar o site, encontramos uma secção com toda a sua biografia, outra com a discografia e os dois livros que já nos deixou. No seu "site", Pedro Barroso não esquece ainda os músicos com quem tocou ao vivo, e disponibiliza-nos também alguns dos poemas que escreveu e musicou.

Pedro Barroso reserva ainda um espaço próprio para a agenda de concertos, e outro onde regista várias opiniões emitidas a seu respeito.

A nota final sobre este site vai para a sua acessibilidade, a todos os títulos exemplar, permitindo uma fácil navegação por todo o "site" e correcta interpretação do seu conteúdo.

O cantinho de Pedro Barroso na Internet fica em www.pedrobarroso.com.

Enfim, notas mais que demonstrativas de que a música portuguesa, em todos os seus quadrantes e formas de expressão, está viva e bem viva na Internet.

[ir topo]

Última actualização efectuada em 13 Março 2004
Webmaster: gesta@gesta.org.