gesta-mp [logotipo]

GESTA-MP

Grupo de Estudos Sociais, Tiflológicos e Associativos

Labirinto - enfrentar barreiras

Reportagem TSF - 28 Fev. 2003

Nota prévia: Transcrição áudio-texto feita por Jorge Fernandes. Apenas fiz um pequeno excerto. Se tem disponibilidade, agradecemos por todos aqueles, que por qualquer motivo, não conseguem ouvir esta reportagem. Quando o fizer, envie-nos o texto para o endereço gesta@gesta.org. (28 Fev. 2003).

Ser deficiente e enfrentar diariamente os obstáculos de uma cidade.

Locutor TSF "Creio que todos temos a ideia que essa é uma experiência difícil, mas a partir de hoje, no Porto, mais do que imaginar como serão essas dificuldades, podemos senti-las. Podemos experimentar como é viver com uma deficiência e enfrentar os inúmeros obstáculos que existem numa cidade.

O projecto foi desenvolvido pela Câmara do Porto em colaboração com a Comissão Europeia. Foi criado por dois técnicos britânicos. Está instalado na Alfândega do Porto. Chama-se Labirinto - enfrentar barreiras. E é mesmo isso. Um labirinto cheio de obstáculos que somos convidados a percorrer de olhos vendados.

Foi essa a experiência que a repórter Rute Fonseca viveu esta tarde e, como vamos perceber pelas dificuldades que ela sentiu, não é fácil, nada fácil, ser deficiente e enfrentar uma cidade que se esquece de nós".

Rute Fonseca (RF): É por aqui, não é. 

- É. 

RF: Estou descalça e de olhos fechados. Estou a entrar num túnel. Fui contra uma parede..., em tecido. Estou com uma mão na parede, entre aspas, porque assim estou a conseguir-me orientar. Estou descalça, o chão tem alcatifa. Ui..., ai..., nada... Ok, mais uma curva. Fui contra um..., aqui, o tecido da parede. Agora, aqui a parede já é mais dura, parece tijolo, não... é madeira...


Continua em ... Reportagem TSF, 28 Fev. 2003, Labirinto. 28.8bps, FM, Stereo, Streaming Media Player.

[ir topo]

Última actualização efectuada em 19 Abril 2003
Webmaster: gesta@gesta.org.